sexta-feira, abril 14, 2006

virando a esquina;

em uma dessas minhas andanças por aí
que costumo visitar meu amigos mais velhos,
esses que andam por aí junto comigo,
bem na virada da esquina,
encontro o fernando!
esse fazia tempo que eu não via!
tava diferente, mais magro...
vocês sabem né?! o fernando! o pessoa!

sabe o que é a melhor coisa em encontrar o pessoa?
é que a gente mata as saudades de todos os pessoas!
e as conversas com ele são as melhores, dessas que se você pudesse,
ficava o resto da vida lá.
é, porque ele tem coisa pra te ensinar até o fim dos dias.
ele parece ter vivido de tudo, parece ter pensado de tudo,
você encontra amor, ironia, simplicidade, drama, comédia,
dor, alegria ... tudo!
talvez ele não tenha passado por tudo isso, mas com certeza já escreveu ou ao menos pensou!

quando você pensa que o conhece, ele vem e te surpreende!
é impressionante!

todas as vezes que o encontro volto renovada,
não sei com vocês, mas ele causa um grande efeito sobre mim,
sabe como lidar comigo.
tira aquele peso desnecessário das minhas costas!
me sinto mais aliviada.
ah, pessoa! o que eu faria sem ti?!

mas ele não é o único, não.
não, não ...
dia desses encontrei o noel no pub.
esse dia foi muito divertido, por sinal!
nada como encontrar o noel pra relaxar um pouco.

mas ele fica pra outro dia;
porque dia desses eu encontrei mesmo foi o pessoa,
ou melhor, ele e seus pessoas.
discutimos o desassossego e a tabacaria;
falamos de bicicletas e casamentos;
de arrependimentos e de realizações.

falamos das ridículas, porém necessárias, cartas de amor;
viramos dois (ou mais) melancólicos, dois solitários;
discutimos a ciência, o ser humanos e o ato de pensar.

voltei mais sábia, mais segura de mim.

'como nuvens pelo céu
passam os sonhos por mim.
nenhum dos sonhos é meu
embora eu os sonhe assim.
são coisas no alto que são
enquanto a vista as conhece,
depois são sombras que vão
pelo campo que arrefece.
símbolos? sonhos? quem torna
meu coração ao que foi?
que dor de mim me transtorna?
que coisa inútil me dói?.'

e foi com essa idéia que nos despedimos,
ele estava atrasado e eu tinha hora pra dormir.
mas dessa vez marcamos um encontro para breve,
não gosto de ficar muito tempo sem encontrar o fernando.
a alma desmorona, afinal ninguém se sustenta sozinho.
porque por mais orgulhosos que sejamos, todos nós precisamos de ajuda.

seja dos mestres, dos amigos, da família ou de psiquiatras.
não importa.
mas cada um sabe, no fundo sabe sim ...
sabe do que precisa pra se manter em pé.

17 Comments:

Blogger Gabriel Minelli said...

queria estar inspirado pra escrever um comentário à altura, mas enfim...

aaaaaah!
fernando pessoa é fernando pessoa. daquele tipo que nasce um a cada 500 anos, talvez.

e todas as cartas de amor são ridículas. mas só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas. =~

=***

12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é,
gente boa :}

1:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

você me convenceu,
vou procurar a Antologia Poética do Pessoa aqui em casa.
=]

E...
Gostei da última frase, em breve usarei.

beijo

10:15 da tarde  
Blogger Luden said...

Olá

vc pasou no meu blog uns tempos atras e leu um dos meus poemas, o "dor" , se bem me lembro, gostei bastante do que vc escreve, e Fernando Pessoa e o Augusto dos Anjos são os melhores poetas que ja pisaram nessa terra



enfim, abraços e se quiser me adicionar no msn :
ludendorf_viana@hotmail.com


até =]

10:49 da tarde  
Blogger Suyá Lóssio said...

tava intrusamente lendo o teu blog... e eu também tenho a sensação de que o pessoa sabe de tudo, já pensou muita coisa, que dá susto quando a gente lê.
a tabacaria é um ótimo lugar pra encontrar o pessoa, hehe =)

12:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se de repente vc sentir tocar uma brisa leve no seu rosto , nao se assuste ...é a saudade do meu beijo em silencio... adivinhe quem sou ...gosto de charadas!!

11:00 da tarde  
Blogger Elise said...

Gosto quando ele fuma.

1:10 da tarde  
Blogger Lia said...

?
não faço a mínima idéia.
O.o

e eu não sou a maior fã de charadas!
pode dizer quem é, por favor?
:)

7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Calma Lia ,seja mais dócil comigo...afinal sei que vc se conhece muito bem : (quem nao se conhece nao conheceu nada, mais quem se conheceu ,veio a conhecer simultaneamente a profundesa de todas as coisas...(apocrifos))use seu senso de intuiçao....um beijo amargo para vc...kkkkk

10:57 da tarde  
Blogger Lia said...

profundeza * ;)


e, hum?

6:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lia ,se a vida lhe der 1000 motivos para chorar ...mostre a ela que vc tem 2006 para sorrir :)... meu nome e scourt ....achou qe ia ser facil ne ? nao desisto tao facil nao , mais desculpe amo charadas...

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Reencontrar é sempre bom.

4:35 da tarde  
Blogger Lia said...

ai ai ai

7:55 da tarde  
Blogger Unknown said...

Olá,
belo blog, muito bom mesmo.
Estou divulgando meu blog,
peço sua ajuda,
comenta lá no www.musicaonline.blogger.com.br
e diz que é que c acha :]
Parabéns mesmo, seu blog está realmente muito bom.
E se c quiser fazer parceria avisa lá,
O button fica em PARCEIROS, em links no menu.

10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é. disso tudo. pessoa é isso.

+.+~


como pode?

ainda bem que pode! :D
pelo menos, ele.

:*

8:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

*disse

8:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o fernando uma vez me disse algo, não lembro devido ao sono, q me deixou com muita raiva... ainda não fizemos as pazes. Não, eu não gosto dele. pq eu to comentando, então!!? pq foi o jeito sair comentando em todos os posts q eu já li, pra srta saber q eu já passei por aqui =**

4:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home