terça-feira, junho 20, 2006

voto nulo o caralho!!

pra mim quem vota nulo é de ingenuidade tamanha que até dá dó! aah, faça-me o favor!
o voto é um direito que alcançamos com muita luta!
luta essa que parecem desvalorizar os que votam nulo.
o voto não é pra ser visto como obrigação e sim como um direito;

se voce acha que não há candidato bom o suficiente para os cargos disputados,
infelizmente, é melhor você escolher o "menos ruim" do que votar nulo,
pelo simples fato de que anulando seu voto, o canditado que, sem dúvida
alguma, você menos queria no cargo o estará alcançando!

se o faz como forma de protesto, há várias outras formas de protesto
no qual você não precisa abdicar de seus direitos;
formas de protesto que podem sim ter alguma repercussão,
acreditem, alguns votos nulos não irão mudar o fato de que alguém será eleito
e nunca a população inteira de um país anulará seu voto,
até porque há os que querem se manter na 'alta sociedade' a qualquer custa.

vote na heloísa helena, vote no cristóvam buarque, candidate-se e vote em você, vote no lula;
enfim, em quem você preferir, mas não vá anular seu voto para favorecer um candidato que só iria voltar ao que sempre foi antes, à extrema dependência, a um retrocesso.

não se pode deixar levar pelo espírito revolucionário fechando os olhos pras conseqüencias,
temos que fazê-lo sim com responsabilidade e coerência.

dê valor ao que seus avós lutaram, sofreram e até morreram para conseguir.
dê valor ao seu voto, não anule os seus direitos.


lia aguiar.

16 Comments:

Blogger k said...

discordo completamente, lia
:/

4:37 da manhã  
Blogger k said...

mas tudo bem. eu ainda gosto de voce

4:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É uma discussão difícil Lia. Mas sem tesão fica difícil mesmo votar..

..agora, se vc é capaz de votar nulo em urnas eletrônicas parabéns, pq até onde eu sei isso é impossível! =P

11:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Direito?
Eu acho que democracia não existe. Somos todos manipulados. O "menos pior" pra gente é sempre o melhor pra eles. Acho essa idéia de "menos pior" muito conformismo.

Voto nulo é o "protesto" da nossa geração - porque ninguém tem coragem de morrer por causas sociais hoje em dia. E ninguém é obrigado a se preocupar com política também.

Mas enfim. To aqui de metida. Nem votar eu voto ainda. Achei seu blog lá no do Tiago...

Beijos.

7:07 da tarde  
Blogger Lia said...

koga,
eu ainda te faço mudar de idéia. ;)
:*

tiago,
para anular seu voto é só colocar um número que não corresponda a nenhum candidato. voto anulado.

obrigada pelos parabéns por saber fazer isso, mas não pretendo pôr essa genialidade em prática tão cedo.
;)


mari,
é um "conformismo", concordo contigo e sou totalmente contra isso, acho mesmo é que temos que protestar, agir, fazer alguma coisa. Acho porém que anular o seu voto não é "protesto" coisa nenhuma, pois de nada adianta.
mesmo que mais de 50% da população votasse nulo (situação hipotética, claro...) a única coisa que iria acontecer era que as eleições seriam adiadas durante certo período de tempo e novamente haveriam eleições, essas, com os mesmos candidatos.
qual o propósito afinal?

é verdade, ninguém é obrigado a se preocupar com política.
o principal alicerce da democracia é exatamente a "liberdade" que nós temos ..
seria muita arrogância de alguém que não acompanha a vida política do país e pouco se importa com o valor do voto reclamar do governo, não?

a mania que a gente tem mesmo é de sempre botar a culpa nos outros.
culpa de fulano, culpa de cicrano ...
tá errado? a gente tem mesmo é que se levantar e fazer alguma coisa, por mínimo que seja seu esforço, já é alguma coisa!

e o voto é um direito sim! nos dão o direito de escolher nosso governante (podemos ou não abrir mão dele ou vendê-lo), um direito, aliás, conquistado após muitas lutas ...
o que preferem? uma monarquia hereditária?

9:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah.. concordo plenamente com esse negócio de reclamar dos outros e coisa e tal, a gente tá muito acostumado a sempre botar a culpa nos outros mesmo, ficar com a bunda sentada no sofá (reclamando do político e blábláblá)

o voto é um direito.
mas eu acho que seria um direito mais justo se a gente pudesse ter a opção de votar ou não. Porque, com o voto obrigatório, ele se torna uma obrigação (o nome já diz). Aí o povo é obrigado a votar, vai gente que não entende bulhufas de política, não sabe nem quem foi o último presidente, e vota lá, no político que deu uma cesta básica pra ele - e isso é o que mais acontece no Brasil. e ainda tem a manipulação da mídia...

E eu acho que quem vota nulo, faz isso por três motivos: ou tá querendo dar uma de revoltadinho, ou não gostou de nenhum candidato, ou não liga pra política.

Acho isso mais válido do que votar no "menos ruim", ou em qualquer um, ou o que deu a cesta básica... assim você elimina a chance de botar um idiota na presidência e deixa de ser hipócrita depois reclamando do governo.

A real é que brasileiro não aprendeu a se preocupar com política ainda - são conformados, ficam esperando um belo dia um bom homem cair no trono e as coisas darem certo - e eleição é brincadeira, é dia chato, é obrigação e não direito...

Eu me sinto meio hipócrita dizendo isso, não sei nada do que rola na política. Mas, estou parcialmente perdoada, já que não voto ainda (pq não quero, não pq não posso). E se pudesse, e soubesse tanto de política quanto sei agora, votaria nulo.


É isso, você chamou eu vim. :D
beijos.

10:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

* "e se TIVESSE... "

errei. :/

10:55 da tarde  
Blogger k said...

voce relê o qe escreve, mari? eu nunca tenho paciência.
votar no menos pior é votar por votar. isso é pior do que anular seu voto. Se, por exemplo, num segundo turno estão concorrendo o Zé Ladrão e o Bandidinho. Você vai escolher um dos dois ao invés de anular o voto?
O fato do voto ser obrigatório já exclui completamente a condição de democracia. E, democracia é ridículo.
Mas eu gosto de você mesmo assim.

11:33 da tarde  
Blogger Lia said...

koga, e fazer o quê? implantar uma anarquia?
eu sei que é difícil, há muita coisa para ser feita, muita coisa para ser aprendida, enfiim..
mas pra mim anular o voto não adianta de nada, é um protesto que não leva a lugar algum, enfim ...
existem outras formas as quais não precisamos abdicar de nossos direitos.
o que tem que mudar não é a forma de escolher os candidatos e sim os candidatos... não?
o problema é: os humanos são ridículos, não a democracia.
homens ambiciosos que não pensam nos demais, que querem o poder todo para si.
o problema são pessoas egoístas que não pensam nas conseqüências do que fazem, na forma como o que fazem afetará as demais pessoas.

a falta de união, falta de solidariedade e ambição humana são os verdadeiros problemas, não só da política mas como de qualquer outro problema do mundo... mas fazer o quê? destruir o mundo de uma só vez?

voto nulo pra mim é uma forma de dizer que não há mais esperanças e a esperança, todos sabemos, é a última que morre ...
o resto fica implícito.

mas o que é isso?! eu gosto de você mesmo assim koga-san :*

6:44 da tarde  
Blogger Lia said...

mari,
pelo contrário cara ... você votando nulo está aumentando as chances de outros políticos ...o alckimn, tá! confesso ... não o suporto e morro de medo do brasil em suas mãos! ora, mas que coisa! voltar a um FHC! porque diferença não há! e por mais que a mídia não tenha divulgado... êta governozinho corrupto, hum? mais de 27 CPIs não apuradas graças a votos comprados... e me aparecem uns amaldiçoando deus e o mundo por causa do famooooso "mensalão".. claro, não tirando o fato de que isso não é certo, mas sendo fria e realista: o que é melhor? um político corrupto que entrega nossas riquezas ao capital estrangeiro, que aumenta sua poupança nas suiça, que aumenta o desemprego, aumenta a inflação, aumenta ... aumenta ... ou, um político que apesar de ter MUITA dificuldade de governar devido a não ter a maioria no congresso (aí entra o mensalão), ainda faz alguma coisa, mesmo com a mídia toda contra o governo! não digo que não são corruptos, o são! achar um que não o seja é dificil hoje em dia...

se eu sei que votando nulo eu favoreço ao candidato que só nos trará retrocesso, prefiro votar no que algum progresso nos traga, mesmo que seja através de trancos e barrancos, mesmo que não consiga, mas que ao menos tente.

não, não é propaganda do Lula, apesar de achar que votarei nele...
é muito além disso.
é um pedido que faço para as pessoas se importarem com os que estão ao seu redor, para acabar com o egoísmo exagerado de só pensar em si mesmo, por um pouco de solidariedade para com os outros.

insisto mais uma vez, o voto é um direito .. não quer votar, não vote e depois justifique seu voto. pode achar que não, mas é melhor ...

pra mim quem vota nulo o faz para poder se livrar de uma responsabilidade (que eu acho sim que deveria ser obrigatória, ora essa! temos que nos importar com o social do país!) e poder dormir de consciência "tranqüila" à noite.

não sou obrigada a votar, tenho 16 anos apenas ... mas é um direito que eu tenho e que escolhi exercer porque gostando ou não de política, eu acredito que um país se constrói na base de união, assim eu escolhi que fosse. é o meu poder, por mais limitado que seja ... minha escolha, minha chance de fazer alguma diferença.

pra mim, não é porque "brasileiro não aprendeu" que eu também não aprendi!

é como eu disse, votar nulo pra mim não é protesto coisa nenhuma! quer protestar? fica nua em frente o palácio do planalto ... com certeza esse protesto terá mais repercussão e você não terá abdicado de nenhum direito seu!


(quando falo "você", não me refiro a você especificamente ... aos nulos, sim.)

mas enfim, você (agora sim, direcionado a você) fez bem ... acha que não quer votar, pois não tirou o título ainda;
melhor assim, sem justificativa de voto, sem nulo! hehe

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

rapaz, muito complicado esse negoço de voto nulo...

como eu tbm vejo isso como um direito, nem penso em votar nulo(simplesmente fora de questão), mas acho uma forma criativa de protesto... vai q mais de 50% é nulo. Com certeza alguma coisa mudaria... os candidatos, os discursos deles, sei lá!!

3:46 da manhã  
Blogger Lia said...

seria ótimo se isso acontecesse, lia..
fodas é que não aconteceria.
os candidatos seriam os mesmos, e os discursos poderiam até mudar, mas as ações deles continuariam as mesmas;
acho que tem formas melhores de protestar.
:)

1:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NÃO ENGORDE PARASITAS DA POLITICAS,NÃO DE EMPREGO A QUEM ROUBA E ROUBA E MUITO.O LADRÃO ROUBA POUCO E VAI PRESO O POLITICO ROUBA UM MONTE E AIDA SAI SORRINDO PQ SEUS COLEGAS PARLAMENTARES NÃO FAZ NADA. PQ ELES TAMBEM LEVÃO O SEU NO ACERTO VC AINDA ACREDITA EM POLITICOS??? NÃO SEJA TONTO VOTE NULO DIGITE 00 E CONFIRME
http://votenulo2006.blogspot.com/

7:19 da tarde  
Blogger Lia said...

e ainda perguntam porque o país não vai pra frente!

rá.
eu por isso que eu acho graça de desgraça.
;P

11:42 da tarde  
Blogger Pedro Henrique de Abreu said...

Apoiadíssimo.

11:29 da tarde  
Blogger pedrocela said...

Com certeza Lia!

Quem vota nulo é um acomodado..
Não pensa no coletivo!
e usa a desculpa de ser um protesto para se enganar, tirar o peso da conciência!


Mari, você disse que: ''A real é que brasileiro não aprendeu a se preocupar com política ainda - são conformados, ficam esperando um belo dia um bom homem cair no trono e as coisas darem certo - e eleição é brincadeira, é dia chato, é obrigação e não direito...''

Será que votar nulo, vai mudar essa situação? eu acho que não.

5:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home